sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Análise do artigo: “ AS CRIANÇAS E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMATICAS”


*Desde pequena as crianças já estão em contato com a matemática (variedade e quantidades de noções) de acordo com o nível social. Estes conhecimentos precisam que a escola organize situações que desafiem as crianças desde a educação infantil.
*Na escola é ensinado um número de cada vez, com diferentes explorações. Ideia que a criança aprende por repetições, memorização e associação e deixa de lado o conhecimento das crianças.
*Pensamento lógico matemático, conhecimento Piagetiano = classificar, ordenar, seriação, comparação.
*Hoje se sabe que a criança elabora seus conceitos  sobre números, portanto não se considera a conservação do número como pré- requisito.
*Há uma ideia que a criança precisa do concreto para aprender, isto não necessariamente acontece. Ela pode ter o direito de ter uma outra tentativa própria sem a necessidade do concreto.
*Matemática e a educação infantil:
1º-Criança- Considerar necessário atingir algo e saiba o que precisa par isso.
2º-Aprendizagens- O que se espera que alcance.
3º- Solução do problema- Fica a cargo da criança.
Professor: -Abrir espaço de exploração e busca;
                 -Controle da ansiedade para auxiliar a criança
                 -Problema como desafio intelectual para criança;
                -Análise do problema: abrange os conhecimentos pretendidos. Buscam o que as crianças já sabem e ampliam seus repertórios.
*Conhecimentos matemáticos por problematização desenvolvem: capacidade de generalizar; analisar; sintetizar; inferir; formular hipóteses; deduzir refletir; argumentar.
*Sugestões de ações (englobam os blocos de conteúdos dos PCNs):
1.Espaço e Forma- Geometria presente nos mapas, instruções de localização, encontro de objetos por indicações orais e escritas. Conhecimentos espaciais não são espontâneos a escola precisa ensinar.
ATIVIDADES
°Esconder e procurar ( representações espaciais).
°Noção de dentro/perto/lado. Propor desafios. Aumentar vocabulário “onde é lá”, “em cima/ em baixo”. Inserção de gráficos (situações cotidianas)
°Construção com diferentes materiais- Mais possibilidade  de construção. Reflexões das ações feitas. Trabalho com subgrupos e rodízios, favorecendo as conversas de planejamento..
°Montar percursos e labirintos. Exploração de espaços de diferentes formas. Criança vai refletir sobre uma ação antes de executá-la.
°Exploração de espaços maiores- escola e fora dela. Aumento do vocabulário. Pontos de referência. Observação dos espaços, pontos da visita. Ao fotografar se explora posição, objeto desejado. Exploração dos locais.
4/5 anos
°Presença dos conteúdos de geometria: Identificar e nomear formas geométricas (explorar, observar, descrever-planas e tridimensionais). Possibilidade de troca e discussão entre as crianças.
°Jogos- Tangran; quebra-cabeça. Diferentes complexidades, discussão, reprodução, desafio.
°Relação entre as faces dos sólidos e as formas geométricas- atividades exploratórias: carimbar; caixas de diferentes formas(encapar). Corpos geométricos com massinha.
°Folha quadriculada para construir figuras geométricas e sobrepor.
°Construção de vocábulo específico: relação de objetos com figuras geométricas (bola é um circulo).
*Número e sistema de numeração: Já existe com a criança. Professor deve propor atividades para difundir estes.
-Trabalho com a numeração cotidiana e com as fora do contexto.
-Contar é igual em todas as culturas. Trabalho com dados; tabuleiros. Trabalhar com grupos e no coletivo.
-Leis internas que organizam os números: cantar, contar para procurar colegas.
-Contagem de pequenos e de grandes grupos de objetos(objetos derrubados). Criança constrói procedimentos para controle dos objetos contados. Rotina na educação infantil é uma contagem numérica (merenda).
-Registro de contagem- Rotina; materiais coletivos; problematizar( quantos faltarm?..); registro de jogos (perderam peças?).
-Produzir e interpretar números escritos: Hipóteses das crianças (números grandes/ números valem igual se estão em lugares diferentes/ números são maiores porque vem depois)
-Ampliação dos números na educação infantil para possibilitar particularidades da contagem: uso de notas, moedas, fitas métricas, embalagens de alimentos, propagandas de mercado, agendas, calculadoras, uso de bloquinhos para criança anotar(amplia o vocábulo da criança). Estes objetos devem estar nas salas de aula.
-Jogo do bingo; figuras de álbum promovem discussão, reflexão, conclusão, organização.
*Resolver problemas envolvendo as operações aritméticas:
-Promove ações de agregar, tirar, repartir, reunir, aproximar.
-Grandezas e medidas: Calendário- tempo, organizar acontecimentos, compromissos, antecessor, sucessor.
                                        Comprimento-altura dos alunos(problematizar).Situações como: móvel passa pela porta?; bola numa mesma distancia; atividades de culinária; horta (crianças criam estratégias e conclusões próprias).
***É importante a problematização do conhecimento matemático, pois amplia os conhecimentos. A sequência didática propõe ponto de apoio o qual retorna e avança.
*Organização da turma:
-Possibilidade de aprender com os outros, do debate, pontos de vista diferentes. Atenção do professor as crianças que não se manifestam.
*Reflexões e indagações
-Aproveitar o que o aluno tem de conhecimento e amplia-lo;
-Contextualizar os conteúdos.
         -Acadêmica : Lúcia Beatriz Oliveira da Silva
              .                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário