Análise do artigo: “ AS
CRIANÇAS E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE
CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMATICAS”
*Desde
pequena as crianças já estão em contato com a matemática (variedade e
quantidades de noções) de acordo com o nível social. Estes conhecimentos
precisam que a escola organize situações que desafiem as crianças desde a
educação infantil.
*Na escola é
ensinado um número de cada vez, com diferentes explorações. Ideia que a criança
aprende por repetições, memorização e associação e deixa de lado o conhecimento
das crianças.
*Pensamento
lógico matemático, conhecimento Piagetiano = classificar, ordenar, seriação,
comparação.
*Hoje se sabe
que a criança elabora seus conceitos
sobre números, portanto não se considera a conservação do número como
pré- requisito.
*Há uma ideia
que a criança precisa do concreto para aprender, isto não necessariamente acontece.
Ela pode ter o direito de ter uma outra tentativa própria sem a necessidade do
concreto.
*Matemática e a educação infantil:
1º-Criança-
Considerar necessário atingir algo e saiba o que precisa par isso.
2º-Aprendizagens-
O que se espera que alcance.
3º- Solução
do problema- Fica a cargo da criança.
Professor:
-Abrir espaço de exploração e busca;
-Controle da ansiedade para
auxiliar a criança
-Problema como desafio intelectual para
criança;
-Análise do problema: abrange
os conhecimentos pretendidos. Buscam o que as crianças já sabem e ampliam seus
repertórios.
*Conhecimentos
matemáticos por problematização desenvolvem: capacidade de generalizar;
analisar; sintetizar; inferir; formular hipóteses; deduzir refletir;
argumentar.
*Sugestões de
ações (englobam os blocos de conteúdos dos PCNs):
1.Espaço e
Forma- Geometria presente nos mapas, instruções de localização, encontro de
objetos por indicações orais e escritas. Conhecimentos espaciais não são espontâneos
a escola precisa ensinar.
ATIVIDADES
°Esconder e
procurar ( representações espaciais).
°Noção de
dentro/perto/lado. Propor desafios. Aumentar vocabulário “onde é lá”, “em cima/
em baixo”. Inserção de gráficos (situações cotidianas)
°Construção
com diferentes materiais- Mais possibilidade
de construção. Reflexões das ações feitas. Trabalho com subgrupos e rodízios,
favorecendo as conversas de planejamento..
°Montar
percursos e labirintos. Exploração de espaços de diferentes formas. Criança vai
refletir sobre uma ação antes de executá-la.
°Exploração
de espaços maiores- escola e fora dela. Aumento do vocabulário. Pontos de
referência. Observação dos espaços, pontos da visita. Ao fotografar se explora
posição, objeto desejado. Exploração dos locais.
4/5 anos
°Presença dos
conteúdos de geometria: Identificar e nomear formas geométricas (explorar,
observar, descrever-planas e tridimensionais). Possibilidade de troca e
discussão entre as crianças.
°Jogos-
Tangran; quebra-cabeça. Diferentes complexidades, discussão, reprodução,
desafio.
°Relação
entre as faces dos sólidos e as formas geométricas- atividades exploratórias:
carimbar; caixas de diferentes formas(encapar). Corpos geométricos com
massinha.
°Folha
quadriculada para construir figuras geométricas e sobrepor.
°Construção
de vocábulo específico: relação de objetos com figuras geométricas (bola é um
circulo).
*Número e sistema de numeração: Já
existe com a criança. Professor deve propor atividades para difundir estes.
-Trabalho com
a numeração cotidiana e com as fora do contexto.
-Contar é
igual em todas as culturas. Trabalho com dados; tabuleiros. Trabalhar com
grupos e no coletivo.
-Leis
internas que organizam os números: cantar, contar para procurar colegas.
-Contagem de
pequenos e de grandes grupos de objetos(objetos derrubados). Criança constrói
procedimentos para controle dos objetos contados. Rotina na educação infantil é
uma contagem numérica (merenda).
-Registro de
contagem- Rotina; materiais coletivos; problematizar( quantos faltarm?..);
registro de jogos (perderam peças?).
-Produzir e
interpretar números escritos: Hipóteses das crianças (números grandes/ números
valem igual se estão em lugares diferentes/ números são maiores porque vem
depois)
-Ampliação
dos números na educação infantil para possibilitar particularidades da contagem:
uso de notas, moedas, fitas métricas, embalagens de alimentos, propagandas de
mercado, agendas, calculadoras, uso de bloquinhos para criança anotar(amplia o vocábulo
da criança). Estes objetos devem estar nas salas de aula.
-Jogo do
bingo; figuras de álbum promovem discussão, reflexão, conclusão, organização.
*Resolver problemas envolvendo as operações aritméticas:
-Promove ações
de agregar, tirar, repartir, reunir, aproximar.
-Grandezas e
medidas: Calendário- tempo, organizar acontecimentos, compromissos, antecessor,
sucessor.
Comprimento-altura
dos alunos(problematizar).Situações como: móvel passa pela porta?; bola numa
mesma distancia; atividades de culinária; horta (crianças criam estratégias e
conclusões próprias).
***É
importante a problematização do conhecimento matemático, pois amplia os
conhecimentos. A sequência didática propõe ponto de apoio o qual retorna e
avança.
*Organização da turma:
-Possibilidade
de aprender com os outros, do debate, pontos de vista diferentes. Atenção do
professor as crianças que não se manifestam.
*Reflexões e indagações
-Aproveitar o
que o aluno tem de conhecimento e amplia-lo;
-Contextualizar
os conteúdos.
-Acadêmica : Lúcia Beatriz Oliveira da
Silva
.
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