AS CRIANÇAS E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS
Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas. Cabe às instituições de Educação Infantil articular essas experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. Para tanto, é preciso organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os.
Uma concepção frequente na Educação Infantil é que para trabalhar Matemática é preciso utilizar material concreto. Ao propor o uso do material concreto como único meio de solução de um problema, a criança é impedida de decidir qual procedimento quer utilizar.
A contradição desse tipo de prática é que, na realidade, toda ação física supões ação intelectual e uma das principais características da atividade matemática é ser uma atividade intelectual, e não empírica.
Outra condição necessária para a realização de um trabalho matemático na Educação Infantil é que a solução de problema fique a cargo das crianças. É necessário que o professor abra um espaço de exploração e de busca, o problema precisa propor um desafio intelectual para a criança.
As crianças constroem o conhecimento matemático ao enfrentar situações em que esses conceitos sirvam para resolver um problema. Como este conhecimento não é espontâneo, é um produto cultural, é responsabilidade da Educação Infantil apresentá-lo, ampliar e aprofundar os conhecimentos das crianças em contextos significativos, que permitam que as crianças atribuam sentido a eles.
É preciso buscar caminhos para gerar as melhores condições para que todas as crianças se apropriem de um tipo de prática, de um conjunto de conhecimentos e para que adquiram uma atitude de interesse e inquietude frente ao conhecimento. Partimos do pressuposto de que, sob certas condições, todos podem aprender matemática.
CAREN OLIVEIRA
CAREN OLIVEIRA
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