sexta-feira, 28 de setembro de 2012


FRAÇÕES, E AGORA?
Pesquisei e achei interessante essa breve explicação sobre fração - história e conceito. Está disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/m5p1t6.htm ( acesso em 28/09/2012).

Frações:
Luciano, um menino de 10 anos, não acreditava que a fração  pudesse existir, e explicava:

- Como posso dividir uma coisa em 4 partes e pegar 5?
A opinião de Luciano tem lógica. Ela é reforçada pelo fato de que o significado tradicional da palavra fração é "parte" ou "pedaço".

Os egípcios antigos, que inventaram as frações há cerca de 5000 anos atrás, jamais usaram frações maiores que a unidade. Aliás, só representavam frações de numerador um. Havia uma única exceção, que era a fração .

A partir dos egípcios, encontramos as frações nas civilizações que se seguiram, pois o seu uso sempre se mostrou necessário. Entretanto, continuavam sendo usadas apenas para expressar quantidades menores que a unidade.

Mas, então, como surgiram as frações maiores que a unidade?
Elas surgiram para expressar quantidades maiores que a unidade.
Vejamos um exemplo:

Esse anúncio, que poderia ter sido feito por uma empresa que constrói casas, na realidade, era de uma fábrica de refrigerantes. Essa fábrica pôs à venda uma garrafa que continha  de litro a mais, em comparação com as garrafas comuns que contém um litro.

Atualmente, não é comum usar frações para indicar medidas. Quase sempre, as pessoas preferem usar a escrita decimal, os "números com vírgula". Assim, em vez de se indicar uma altura de um metro e meio por m ou por m, prefere-se a indicação 1,5m.

No entanto, usar as frações para indicar medidas ajuda a formar o conceito de fração. Em especial, é muito útil para entender as frações maiores que a unidade.

Outro site muito interessante é http://www.brasilescola.com/matematica/fracao.htm, fala a respeito de frações: adição, subtração, divisão, multiplicação, comparação, número misto e mais alguns detalhes.

Espero que ajude a compreender melhor as frações.
Att, Denise Vieira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário