Pessoal, achei muito interessante!
Vamos por partes
Trabalhe as frações de forma lúdica e concreta, estimlando os alunos a perceber como usá-las no cotidiano
Por Jacqueline Ribeiro Garcia
|
Você só terminou metade da lição! Quero comer ¼ da pizza! Os números naturais muitas vezes são insuficientes para representar determinadas situações do dia a dia e o jeito é recorrer às frações. Para desenvolver de modo gradativo o estudo de frações e obter uma melhor compreensão dos alunos, podem ser trabalhadas atividades que contenham imagens, malhas quadriculadas, bem como situaçõesproblema relacionadas ao cotidiano das crianças. O estudo de frações propicia a compreensão de conceitos ligados a frações decimais, frações relacionadas a porcentagens, adição e subtração de frações, além de conteúdos ligados ao estudo de probabilidade, levando o aluno à compreensão da aleatoriedade dos acontecimentos do cotidiano. No que se refere ao estudo de probabilidade, nesse nível de escolaridade, o aluno é capaz de realizar experimentos e observar eventos em espaços amostrais, estando apto a explorar, na escola, as noções de acaso e de incerteza.
Muitas vezes o conteúdo de frações pode se tornar cansativo e, em alguns casos, desmotivar os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para evitar tais situações, possibilitando a familiarização com o conteúdo, alguns jogos e atividades lúdicas podem auxiliar na compreensão do assunto, despertando o interesse do aluno durante as aulas.
* Jacqueline Ribeiro Garcia é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduanda em Psicopedagogia na mesma instituição. É também a autorada coleção de Matemática Conhecer e Crescer (1º ao 5º ano) pela Escala Educacional.
|
Objetivos: ★Desenvolver o conceito de frações equivalentes Faixa etária: 4º ano | |||
Dominó das frações equivalentes ★ Peças do dominó (molde) ★ Tesoura com pontas arredondadas ★ Cola ★ Cartolina | |
2. Peça aos alunos que espalhem sobre a carteira as peça do jogo com as frações voltadas para baixo. Depois, solicite a eles que embaralhem as peças e distribuam sete delas para cada jogador do grupo. Um não pode ver as peças do outro. 3. As peças que sobraram deverão ficar amontoadas em um canto da carteira com a parte escrita voltada para baixo. 4. Por meio de um sorteio, cada grupo indica quem coloca a primeira peça. O jogador que iniciar a partida escolhe a peça que irá colocar sobre a carteira. 5. O próximo jogador deve colocar a peça se encaixe em um dos laods do dominó, ou seja, deverá colocar uma peça que apresente ao menos uma fração equivalente a qualquer uma das frações da peça do dominó. Veja exemplo a seguir: 6. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que se encaixe em um dos lados do dominó, ele deve retirar uma peça do monte das que sobraram. Se a peça que foi retirada se encaixar em algum lado do dominó, o jogador deverá colocá-la. Caso contrário ele deve passar a vez para o próximo jogador. 7. Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma de suas peças primeiro. |
Dica esperta!
As frações indicadas podem ser substituídas por outras frações. Os alunos também podem confeccionar as peças do jogo. Para isso, oriente-os na escolha das frações que irão compor cada peça. Caso os alunos sintam dificuldades em encontrar mentalmente as frações equivalentes, sugira a eles que utilizem lápis e papel para suas anotações. Diga que os outros jogadores não podem ver os cálculos realizados por eles.
Antes de os alunos começarem a jogar, peça que eles façam estimativas de quantas vezes cada peça vai ser sorteada. Após os alunos responderem às perguntas do passo 4, sugira-lhes que comparem os resultados anotados com as estimativas feitas anteriormente para avaliar suas previsões. Questione-os sobre o que puderam observar.
|
Objetivos: ★Trabalhar frações ★ Trabalhar eventos aleatórios ★ Explorar as noções de acaso ★ Trabalhar noções de probabilidade Faixa etária: 5º ano | |||
Jogo da probabilidade ★ Sacos de papel ★ Quadro e fichas |
1. Reproduza, com antecedência, o quadro e as fichas do molde.
2. Distribua os alunos em grupos e entregue a cada grupo um jogo de fichas, um quadro e um saco de papel. 3. Peça aos alunos de cada grupo que escolham um representante para sortear as fichas e outro para anotar os eventos. Oriente-os para que realizem vinte sorteios, sendo uma ficha por vez. Após terem anotado no quadro a ficha sorteada, eles devem devolvêla ao saco. 4. Depois de os alunos realizarem os 20 sorteios e completarem o quadro, realize algumas perguntas, como ★ Em quantos sorteios apareceu um círculo? ★ Em quantos sorteios apareceu um quadrilátero? ★ Em quantos sorteios apareceu um triângulo? ★ Que figura foi sorteada mais vezes? |
Caren Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário