domingo, 21 de outubro de 2012

Sistemas de numeração Indo-Arábico

Sistemas de numeração Indo-Arábico

O sistema de numeração indo-arábico tem esse nome devido aos hindus que o inventaram, e devido aos árabes, que o transmitiram para a Europa Ocidental.
Foi no Norte da Índia, por volta do século V da era cristã, que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do atual, o que é comprovado por vários documentos, além de ser citado por árabes que o transmitiram para a Europa Ocidental.
Na Índia encontramos colunas de pedras datadas no ano 250 a.C., com símbolos numéricos que seriam os precursores do nosso sistema de numeração, mas nesses não encontramos nem o zero (sinal para marcar ausência de unidade ou "o espaço vazio" de uma unidade faltante).
O primeiro número inventado foi o um e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número foi o dois, que significava a mulher da família, a dualidade e o número três significava muitos, multidão.
O zero foi o último número a ser inventado, os documentos mais antigos conhecidos onde aparece o número zero, não são anteriores ao século III antes de cristo. Nesta época os números continham no máximo três algarismos.
Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isso foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábico e a maioria dos outros sistemas de numeração, usam a base dez, isso se deu por que o princípio da contagem se deu com a contagem dos dedos das mãos de uma pessoa normal.
Na base dez, cada dez unidades é representada por uma dezena, que é formado pelo número um e o número zero: 10
Número 12:
1 x 10 + 2= 12
Os dez símbolos, utilizados para representar os números, denominam-se algarismos indo-arábico. São eles: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
Observação: inicialmente,  os  hindus não utilizavam o zero.  A   criação de  um símbolo para o  nada, ou seja, o zero, foi  uma  das grandes invenções  dos hindus.

Mauro mette

Nenhum comentário:

Postar um comentário