sábado, 25 de agosto de 2012

Referencial Curricular para a Educação Infantil

Oi pessoal ! Fiz um breve resumo sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3.
                Desde o nascimento as crianças têm contato com situações matemáticas. Nesse sentido a instituição de educação infantil possibilita uma melhor organização de suas informações e estratégias. Esse trabalho com noções matemáticas é importante para o desenvolvimento de variados domínios do pensamento além de instrumentalizá-las para melhor viver, participar e compreender.
              Como aprender a matemática? A partir da repetição, memorização e associação; do mais fácil para o mais difícil; do concreto ao abstrato.
              Atividades pré-numéricas desenvolvidas na educação infantil: classificar, ordenar, seriar e comparar. É importante utilizar jogos e brincadeiras, com objetivo e finalidade definidos, durante o processo de noções de matemática. O que caracteriza a situação de jogo é a iniciativa, interesse e curiosidade da criança. Essa estratégia didática resultará de maneira satisfatória se houver a intencionalidade do educador, planejamento e orientações durante a execução do jogo.
            Para a resolução de situações-problema é necessário utilizar algumas capacidades como: conhecimentos prévios, reflexão, representação e a comunicação de ideias.
           Conforme o referencial (p.213)
Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a seqüência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras etc. 
            Durante esse nível de ensino é importante o educador propor situações para que os alunos possam explorar suas capacidades e assim produzirem novos conhecimentos.
           Qual o objetivo e conteúdos de matemática para crianças de zero a três anos? O objetivo é: estabelecer aproximações de algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, relações espaciais etc. Os conteúdos são: noção de quantidade, tempo e espaço; contagem oral, manipulação e exploração de objetos e brinquedos.
          Quais os objetivos e conteúdos de matemática para crianças de quatro a seis anos? Os objetivos são: reconhecer e valorizar os números; comunicar ideias matemáticas, hipóteses e processos; ter confiança em suas estratégias. Os conteúdos são: utilização da contagem oral, comunicação de quantidades, identificação da posição de um objeto, comparar diferentes grandezas, introdução às noções de medidas, marcação do tempo por meio de calendário, exploração e identificação de propriedades geométricas, identificação de pontos de referência e descrição e  representação de pequenos trajetos.

Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasil: MEC/SEF, 1998.

Denise Vieira dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário